https://sites.google.com/site/autismoemfoco/pecs
Picturing Exchanging Communication System (Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras)
Sabemos
que os problemas com a comunicação são uma das maiores preocupações no
caso do autismo. Muitas crianças com autismo desenvolvem as habilidades
de comunicação mais tarde que as outras crianças e também apresentam geralmente, dificuldades imensas no desenvolvimento da fala. Para os
pais é muito frustante não poder entender o que o filho quer ou precisa e
a criança geralmente fica frustada, apresentando acessos de birra e
outros comportamentos de risco na tentativa de se comunicar.
É claro que os pais querem que o filho seja capaz de falar, mas
ao mesmo tempo sabem que falar não é a única forma de se comunicar.
Quando pensamos em uma criança sem problemas de comunicação, sabemos que
ela pode se comunicar muito antes que ela possa falar uma única
palavra.
O PECS foi desenvolvido nos EUA pelo psicólogo Andrew Bondy e
pela fonoaudióloga Lori Frost. Eles viram que muitas crianças com
autismo tinham dificuldade com imitação, especialmente a imitação verbal
(imitar palavras) e mesmo aquelas que eram capazes de imitar,
geralmente não usavam as palavras para se comunicar espontaneamente.
Bondy e Frost queriam encontrar uma maneira de ajudar as crianças com
autismo a se comunicar de uma forma funcionalmente fácil e socialmente
aceitável. Também queriam encontrar uma forma de fazê-lo que fosse fácil
para os pais e outras pessoas aprenderem e entenderem, dando à criança a
possibilidade de se tornar mais integrada socialmente e ao mesmo tempo
mais independente.
O PECS foi originalmente desenvolvido para crianças do espectro
do autismo em idade pré-escolar, mas está atualmente sendo usado por
crianças e adultos com transtornos do espectro do autismo e outros
diagnósticos que apresentem dificuldades com a fala e a comunicação.
O PECS é dividido em 6 fases. Na 1ª fase, o objetivo é o de
permutar a figura. Mais tarde a criança aprende a generalizar essa
habilidade de forma que possa se comunicar com um grande nº de pessoas
diferentes, em diferentes lugares e por diferentes motivos.
Eventualmente, a criança poderá produzir sentenças com as figuras em uma
"tira" de sentenças e poderá expandir o vocabulário.
O PECS dá à criança a possibilidade de expressar suas
necessidades e desejos de uma maneira muito fácil de entender. Muitas
crianças que começaram a utilizar o PECS também desenvolvem a fala como
um efeito colateral, claro que é um efeito colateral muito agradável!
Ulrika Aspeflo ( Leg. Logopede Utbildningscenter Autism, Suécia)
Foi publicabo no BAB - Boletim Autismo Brasil n.3, de agosto de 2005.
COMO INICIAR COM O PECS EM CASA?
Arquivo retirado do site autimismo.com.br
Excelente link com figuras para todas ou a maioria das
situações. Quem se interessar deve imprimir, aumentar, colar em papel
cartão, passar contact e por velcro p/ fixação e utilizá-los em áreas
fixas em casa ou em tiras tipo zig-zag ou sanfona, fáceis de
transportar.
Como produzir PECS para trabalhar com a criança:
https://sites.google.com/site/autismoemfoco/pecs
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