sexta-feira, 7 de março de 2014

MAIS UMA HISTÓRIA SOCIAL


"Assim como todos nós temos de aprender a andar antes de correr, temos de ensinar nossos filhos a “pensar socialmente” para que eles possam comportar-se de acordo com as regras sociais, com base em compreensão e intenção positiva, e não apenas por repetição mecânica ou medo das consequências. O pensamento social desafia o seu filho a incorporar contexto e perspectiva às suas ações – analisar os aspectos físicos, sociais e temporais do seu ambiente, levar em consideração os pensamentos e pontos de vista alheios; usar a imaginação compartilhada para brincar com um amigo; e compreender que os outros têm pensamentos e reações favoráveis ou nem tão favoráveis a ele, baseados no que ele diz e faz. O pensamento social é a fonte da qual se originam os nossos comportamentos sociais, e essa inteligência socioemocional pode desempenhar um papel mais importante no sucesso do seu filho no longo prazo do que a inteligência cognitiva."  Ellen Notbohm, com a tradução de Mirtes Pinheiro. do livro “Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse”.

Entender este processo de pensamento na cabecinha dos autistas e especificamente aqui, falando do Cássio que ama livros e imagens, este recurso de criar histórias sociais, está ajudando muito.

Comecei a criar algumas histórias partindo de assuntos que o interessam e/ou que julgo ele assimilar. Além disso, estas primeiras histórias foram pensadas também levando se conta questões e comportamentos que precisam ser trabalhados como:
  • Volta às aulas
  • Seletividade alimentar
  • Recusa de se sentar à mesa
Aqui vão algumas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário