quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Estados emocionais de crianças autistas serão pesquisados

A Universidade Federal do Espírito Santo está desenvolvendo, em parceria com a AMAES, um projeto de pesquisa com crianças com autismo com a finalidade de utilizar um robô móvel e técnicas de detecção de estados mentais por sinais EEG (eletroencefalografia) para avaliar estados emocionais dessas crianças.
O projeto de pesquisa é desenvolvido pela equipe composta pelo Professor Doutor Teodiano Bastos (orientador), Professora Doutora Eliete Caldeira e alunos de pós-graduação de Biotecnologia e Engenharia Elétrica (Christiane Goulart, Javier Castillo e Carlos Valadão).
A dificuldade de comunicação e interação de crianças com Transtorno do Espectro Autista com pessoas ao seu redor impede o conhecimento sobre os sentimentos e emoções. Este projeto de pesquisa utilizará um robô móvel a rodas com aspecto lúdico para estabelecer uma interação com crianças com autismo; um equipamento de EEG (eletroencefalografia) para captar os sinais cerebrais da criança no momento da interação; e um sistema de captura de imagens faciais da criança, de forma a reconhecer sua expressão facial. O sistema como um todo visa identificar emoções que as crianças com autismo possuem quando entram em contato com o robô. Além disso, o uso do robô móvel visa a estimular sua atenção e capacidade de interagir com o ambiente a sua volta.
A crianças utilizadas nos testes com o robô são as atendidas na AMAES que possuem autorização dos pais para o procedimento, que é totalmente seguro e não invasivo para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário